sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gilmore Gilrs


Lembro-me nitidamente, era verão, eu tinha treze anos, minhas férias eram super chatas durante á semana por que meus pais trabalhavam muito e ainda faltavam mais duas semanas para ambos entrarem de férias e todos podermos viajar. Então como sempre, eu inventei que precisava fazer alguma coisa durante ás tardes vazias e cansativas sem nada para fazer, precisava pegar alguns filmes pelo menos, já que a maioria das minhas amigas estava de férias com os pais ou na casa de parentes.
  Fui á uma locadora, á melhor locadora aqui da cidade por que simplesmente ás pessoas de lá são as mais queridas do mundo, e loquei, por conselho do atendente mais amado da locadora, um seriado. Eu nunca havia assistido um seriado antes, mas segundo ele dizia era super legal e eu iria amar.
    O nome do tal seriado era, Gilmore Girls, mais conhecido como nome brasileiro “Tal mãe, tal filha”. O que não tem nada ver como tradução do inglês, que basicamente diz: Garotas Gilmore.
   Enfim, ele, o atendente da locadora mais amada da cidade estava muito, humildemente certo, ele tinha razão. Eu ia amar o seriado.
   Gilmore Girls não nasceu de nenhum livro, não veio de nenhuma história antiga, HQs, não é inspirada em nenhuma produção cinematográfica, não, nenhuma das alternativas acima. Amy criou seu mundinho sozinha, o que garante certo encanto à série. Ela é original. Poderia seguir o rumo que quisesse sem ter que responder a ninguém sobre seus motivos.
   Gilmore Girl possui um humor refinado, inteligente, astuto e que consegue nos tirar boas gargalhadas. Resumindo, Gilmore Girl mudou todas as minhas perceptivas, eu amava a série, amava cada personagem e chorava com eles. Não era nenhuma fã enlouquecida saindo por ai falando o tempo todo da série, era um carinho saudável e especial que eu tinha por todas aquelas personagens incríveis e carismáticas.
   A história é incrível, é simplesmente tudo tão simples e novamente, cheio de sentimento. Por que eu adoro filmes ou séries com sentimentos sabe. Foge daquele clichê, dos furos de gravação, por que é simples. 


   
  O lugar onde tudo se passa é Star Hollow um cidadezinha pequenina do tamanho de um ovo, com suas áreas verdes e floridas, suas casas com cercas brancas, localizada em Connecticut cerca de trinta minutos de Hartford. As duas principais peculiares personagens da série são Lorelai Gilmore e Rory Gilmore. Lorelai é mãe de Rory, e á teve muito cedo com apenas dezesseis anos. Vinda de uma família tradicional de classe alta e pais super refinados e chiques, Lorelai é totalmente o oposto de sua mãe, Emily Gilmore, com quem tem conflitos compactuando sempre com seu pai, Richard Gilmore.
    Lorelai nunca aceitou bem os termos de vida de seus pais por serem extremamente rígidos e soberbos, nunca se adaptou bem com a vida que seus pais impuseram á ela, e quando se apaixonou por Christopher, pai de Rory, e engravidou, Lorelai vendo que seus pais queriam obrigá-la a se casar e ser como ela sabia que seria, decidiu prontamente fugir de casa, ser emancipada, e criar sua filha longe de casamentos e dinheiro.
   Lorelai procurou abrigo em Star Hollow, criou Rory sozinha, e se abrigou em um Hotel Pousada onde começou a trabalhar para poder ganhar dinheiro e sobreviver.
    Mas claro, o seriado não começa com toda essa lenga-lenga. Ele começa exatamente quando Rory já esta com quinze anos e Lorelai é gerente do mesmo Hotel onde começou a trabalhar quando nova. As duas além de serem mãe e filhas, são melhores amigas uma da outra e possuem uma relação, genuína, engraçada e adoçada de sentimentos e diálogos delirantes.
      Lorelai é uma mãe guerreira que faz de tudo para Rory entrar para a faculdade, mas com isso ela precisa de dinheiro e o único jeito é pedir um empréstimo para seus pais com quem o relacionamento é profundamente vago á anos. Lorelai decide por volta da 4° ou 5° temporada abrir seu próprio hotel, Dragonfly Inn, e abandona o Independence Inn, levando seus fiéis amigos Sookie e Michel, mas até lá sem dinheiro ela precisa de seus amados pais, onde só aceitam ajudá-la se ela desse a palavra de comparecer com Rory á jantares de família todas as sextas feiras á noite, onde isso com certeza gera muito humor.
     Rory é uma menina estudiosa, lê bilhões de livros ao mesmo tempo, super certinha e é quem “cuida” da casa, ao contrário de sua mãe que é super cabeça avoada. Rory tem vários envolvimentos amorosos durante a série e um deles é com o amado Dean, (Jared Padalecki – Sobrenatural), onde os dois são super fofos... Ela vai para Yale na terceira temporada apesar de seu sonho sempre ter sido ir para Harvard.

 

  • "Rory" Leigh Gilmore (Alexis Bledel)
Rory é uma inteligente e antenada adolescente. Estudante de Chilton (na 1ª, 2ª e 3 Temporadas), entra para a Universidade de Yale no início da 4ª temporada, pretendendo se formar em jornalismo e quer se tornar uma correspondente internacional. Seus relacionamentos tem muito espaço na série, estando em sua lista de namoros Dean Forester, o bad boy Jess Mariano(sobrinho de Luke Danes) e o herdeiro milionário Logan Huntzberger.
  • Lucas "Luke" Danes (Scott Patterson)
Dono de uma lanchonete em Stars Hollow, Luke está sempre querendo ajudar os outros, tendo eles pedido ou não. Descobre na 6ª temporada que tem uma filha de um relacionamento anterior. Apesar de aparentar um homem rude, que trata mal as pessoas, Luke está sempre pensando nos que estão à sua volta -- as vezes esquecendo de si. É apaixonado por Lorelai desde o início da série, mas só envolve-se com ela na 4ª temporada.
  • Sookie St. James (Melissa McCarthy)
Sookie é a amável chef, melhor amiga de Lorelai. Resolve os problemas de Lorelai relacionados à comida. Além de sócia de Lorelai no Dragonfly trabalha na cozinha como chef. É uma das poucas pessoas que Emily Gilmore aprecia. É casada com Jackson Belleville -- fornecedor de vegetais -- e juntos tem dois filhos, Davey e Martha.
  • Richard Gilmore (Edward Herrmann)
Richard é pai de Lorelai Gilmore, avô de Rory Gilmore e marido de Emily Gilmore. Seu pai foi Charles Gilmore e sua mãe chama-se Lorelai "Trix" Gilmore, a inspiração do nome de sua filha. Ela não suportava Emily sempre demonstrando grande interesse em Richard casar-se com a antiga namorada, Pennilyn Lott. Trabalhou como vice-presidente executivo para a companhia de seguros Gehrman-Driscoll Insurance Corporation. Ministrou ainda aulas de economia em Yale durante os estudos de Rory na faculdade.
  • Emily Gilmore (Kelly Bishop)
Mãe de Lorelai Gilmore e avó de Rory Gilmore. De gênio autoritário, ao longo da série lida com os sucessivos ataques provocativos das duas primeiras Lorelais: sua filha e "Trix", mãe de Richard. Já com Lorelai III (Rory), sua relação, na maior parte da série, é amigável, carinhosa e tranquila.
  • Lane Kim (Keiko Agena)
Melhor amiga de Rory Gilmore. Estudaram juntas no Stars Hollow High antes de Rory ir para Chilton. Sofre constantes repressões da mãe, uma coreana conservadora, mas que no fundo tem um grande coração. Torna-se baterista de uma banda de rock, e, na sexta temporada, se casa com o vocalista de sua banda, Zack Van Gerbig. O guitarrista da banda, Gil, era interpretado por Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row.
  • Jess Mariano (Milo Ventimiglia)
É o sobrinho de Luke. Foi morar em Stars Hollow contra sua vontade por ter uma vida instável e rebelde em New York. Como Rory, adora ler e segue um estilo independente, como bad-boy. Teve um relacionamento com Rory apesar de bem complicado e turbulento.
  • Michel Gerárd (Yanic Truesdale)
Foi concierge no Independence Inn e, mais tarde, no Dragonfly Inn. É mal-humorado e gosta de provocar todo mundo, possui um sotaque francês e gostos bem específicos. Apesar de esnobe, é muito amigo de Sookie e Lorelai.
  • Christopher Hayden (David Sutcliffe)
Foi namorado de Lorelai Gilmore na adolescência e é pai de Rory. Passa a maior parte do tempo afastado, mas mantém contato regular com a filha entre anos e outros onde aparece pela cidade para dar um ‘olá’ vezes ou outra.
  • Paris Geller (Liza Weil)
Amiga de Rory, conheceu ela em Chilton. Inicialmente as duas se davam mal, mas com o tempo ficaram amigas. Depois de Chilton, Paris estudou com Rory em Yale.
  • Kirk Gleason (Sean Gunn)
Sem dúvidas a figura mais excêntrica de Stars Hollow, é um jovem estranho, que ao longo da série se mostra como sendo o "faz-tudo" da cidade, pois a cada episódio arruma um trabalho diferente, protagonizando as cenas mais engraçadas da série. De padre, jardineiro, joalheiro...
  • Dean Forrester (Jared Padalecki)
Primeiro namorado de Rory, é o rapaz sério, responsável, respeitador, mas de origem humilde, o que faz com que não seja bem recebido pelos avós de Rory, que não veem futuro no relacionamento dos dois. Casa-se com Lindsay, mas, no fim da 4ª temporada, trai a esposa com Rory. Terminado o casamento, tenta retomar o namoro com Rory, mas a vida os dois agora parece realmente incompatível, já que Rory vai para Yale e tem seu relacionamente inacabado com o Jess.
  • Jason "Digger" Stiles (Chris Eigeman)
Jason é sócio de Richard e tem um relacionamento as escondidas com Lorelai - relacionamento este que é reveldo a todos por seu pai, o que causa uma série de conflitos que culminaram no fim do namoro.
  • Logan Huntzberger (Matt Czuchry)
Conheceu Rory na faculdade onde tiveram um relacionamento aberto que depois evoluiu para namoro sério. Chegou a pedi-la em casamento. Seu pai é um esnobe jornalista, dono de jornais por todo o EUA. E ele também não é os dos mais simpáticos e carismáticos, eu mesmo detestei a Rory ter ficado com ele, sempre fui fã do Jess e do Dean e torcia para ela ficar com um deles. *snif.*


     A série é adornada de personagens incríveis e magníficos, tirados da vida real com suas tramas super requintadas e mais enlouquecidas. A trilha sonora também é incrível, super estilo anos 60-70, embora á serie seja gravada em 1999-2000. O ambiente e o cenário da cidade são incríveis, a cafeteria do Luke é o máximo e o Luke então nem se fala, também é um máximo! Eu adorava. Por que a Lorelai e Rory sempre se alimentavam no Luke por que ambas não sabiam cozinhar e o Luke é o dono da cafeteria e super mega apaixonado por Lorelai, embora nenhum deles de o braço a torcer, principalmente o próprio Luke com aquele jeito durão e carrancudo.
   Quando a série acabou e eu cheguei no ultimo capitulo da ultima temporada meu pobre coraçãozinho deu um pulo de tristeza. O ultimo episódio não podia ter sido melhor apesar de aquela tristeza ter permanecido durante um bom tempo por saber que não teria mais Star Hollow, cafeteria do Luke, e nem se quer uma série tão cativante e emocionante quando Gilmore Girl.

    Dica: Super Mega confiável. De coração, quem nunca assistiu, ou pegou certa vez dando na WB, pegue na locadora a primeira temporada, eu garanto, você vai ficar com a velha desculpa do “só mais cinco minutinhos e eu já desligo o DVD”. *rsrs*






  

Duração de cada episodio, aprox: 42 minutos

 Criador: Amy Sherman-Palladino

 País de origem: Estados Unidos

 Idioma original: inglês

 Produção Produtor(es): Amy Sherman-Palladino; Daniel Palladino; Gavin Polone

 Elenco original: Lauren Graham 
  Alexis Bledel
Scott Patterson
Kelly Bishop
Matt Czuchry          Melissa McCarthy
Keiko Agena
Yanic Truesdale
Liza Weil
Sean Gunn
Edward Herrmann

Tema de abertura: "Where You Lead" por Carole King e Louise Goffin



“Amy Sherman-Palladino não criou simplesmente uma história, ela criou um estilo de vida, desenvolveu personagens tão cativantes que você acaba querendo que eles fossem reais, criou uma cidade que te faz sentir em casa, e como se não bastasse ainda dá uma aula de cultura que faria muito professor de faculdade babar por não conseguir fazer em uma aula o que ela faz em um episódio.” (site - NaTV)



Curiosidades: 


    
  • A cidade de Stars Hollow foi baseada em Washington Depot, Connecticut. A criadora Amy Sherman passou um tempo lá durante uma viagem com o marido para ver o papel de parede de Mark Twain.
  • O papel de Luke era para ser, originalmente, uma garota, mas eles acharam que já tinham papéis femininos demais e optaram trocar para um homem e escalaram Scott Patterson. O personagem também não deveria ter uma participação muito grande, mas os produtores gostaram da química entre Luke e Lorelai e decidiram mantê-lo na série.
  • Alex Borstein deveria ter interpretado Sookie St. James, papel para o qual Melissa McCarthy foi escolhida posteriormente, mas teve que largar devido ao conflito na agenda, já que ela era a dubladora de Lois em Family Guy. Em vez disso, ela interpretou a harpista Drella durante os quatro primeiros episódios.
  • A maioria dos scripts para shows de uma hora de duração têm entre 45-50 páginas, mas por causa do ritmo rápido das conversas entre Lorelai e Rory, os scripts de Gilmore Girls geralmente acabavam tendo entre 75-80 páginas.
  • A cidade de Stars Hollow, onde Lorelai e Rory vivem, na verdade é um set nos estúdios da Warner Bros. chamado Midwest Street. Foi construído originalmente em 1946 para um filme chamado Saratoga Trunk










    Com carinho,

                              Annabel Laurino.


Sigam a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário