terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Momento Claquete: Oscar 2013




    Carnaval? Não, não. Para mim o evento mais esperado de fevereiro é sem duvidas o Oscar. E esse ano será no dia 24, no domingo, o que é um dia já muito marcado no meu calendário, pois já se tornou uma tradição em que todos os anos eu acompanho de pertinho toda a transmissão que é passada ao vivo na Globo. É um momento especial, é o momento que eu coloco todo o meu lado critico para aflorar. Tem aqueles filmes que eu estava torcendo que concorressem e infelizmente não concorrem - paciência - mas tem também os que já estão na concorrência e eu gostei muito, então eu fico lá na torcida esperando uns 10 Oscar e analisando todas aquelas celebridades lindas de morrer naquelas roupas mágicas e brilhantes, e claro tem aqueles que Jesus erram feio no figurino...
    O Oscar não é só um programa cinematográfico, é um evento especial onde se encontram todas as referências do cinema e onde estarão os filmes que possivelmente vão se tornar referência daqui a uns anos após terem ganhado. E para quem se liga em cinema, é sempre bom se manter atualizado e saber sobre a trilha sonora do filme, quem produziu o que e quais são os atores coadjuvantes que estão estrelando. 
    Ele ocorre todos os anos, desde 1929. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood oferece uma estatueta banhada de ouro e prata, que já foi de gesso no período da Segunda Guerra e de bronze nos primeiros anos do prêmio. Símbolo de qualidade, segundo os críticos, das produções cinematográficas de todo o mundo. Prêmio que vira sobrenome dos atores e atrizes que o ganham.



    Até então ninguém sabe porque desse curioso nome "Oscar". Alguns dizem que foi porque uma secretária-executiva da Academia fez um comentário ao ver a estatueta dizendo "Parece meu tio Oscar!". O que depois se constatou que ela não tinha um tio com esse nome e sim um primo, o que gerou especulação e ficou por isso mesmo. E logo uma atriz Bette Davis que após receber seus dois Oscar (em 1935 e 1938 como melhor atriz) , comentou que a estatueta se parecia muito com seu marido por ser careca. Mas por fim o nome se firmou mesmo apenas em 1939, até hoje sem uma conclusão correta de o real motivo.



    Além de toda essa atenção dada aos filmes está também a maior atenção nos figurinos. É o evento em que todos os profissionais da moda pulam de exclamação, o evento que vira assunto no outro dia em todos os programas de TV sobre quem estava bem vestido ou não. "Se você não ganhou o Oscar não tem problema, mas vá bem vestido e não perca o sorriso congelado, por favor!!". É basicamente esse o tema. 
    E como não podia faltar eu já me programei da cabeça aos pés, dia 24 estarei em frente a telona com pipoca, comes e bebes e ouvidos atentos e olhos tinindo de percepção em cada detalhe sem contar a torcida para o filme do ano. 
   Na concorrência estão:

- Amor
- Argo
- Indomável Sonhadora
- Django Livre
- Os Miseráveis
- As Aventuras de Pi
- Lincoln
- O Lado Bom da Vida
- A Hora Mais Escura



***


    Para arrematar, a foto dos seres que eu considero os mais elegantes do Red Carpet. Daniel Craig e Maryl Streep. 







E então, vai conferir o Oscar também? Se sim, não esqueça de preparar sua pipoca que ainda da tempo de se atualizar nos filmes concorrentes e ficar na torcida se caso algum for seu favorito! 




Curiosidade:  O primeiro filme a receber um Oscar como melhor filme foi a produção chamada “Asas” de 1927, um longa metragem mudo que foi considerada pela biblioteca do Estados Unidos como uma obra a ser preservada para a cultura daquele país.


See You!



Annabel Laurino 






Nenhum comentário:

Postar um comentário