sábado, 16 de fevereiro de 2013

As Vantagens de Ser Invisível





Editora: ROCCO
Páginas: 224
Autor (a): Stephn Chbosky
Tempo para ler: 1 dia e meio
Preço: 29,00
Classificação: 






    Só existiria um único motivo para que eu não pudesse dar cinco estrelas a esse livro e o motivo foi que ao mesmo tempo que ele me deixou inspirada e instigada pela história, ele também me deixou com um pouco de tristeza. 
    Acho que quando refletimos demais sobre todas as coisas, sobre a verdade que nos cerca, sobre como as pessoas a nossa volta realmente vivem suas vidas, como elas realmente sentem e o que elas sentem, temos a perspectiva da verdadeira realidade de tudo, e isso pode assustar, ou até mesmo entristecer. 
    Com Charlie, o personagem principal do livro, isso acontece frenquentemente. Eu não esperava ficar tão comovida por essa história, mas fiquei. Então eu peguei as primeiras páginas e me deparei com cartas escritas e com o próprio Charlie contando toda a sua vida através delas. Ele escreve e as envia, mas você(o leitor) não imagina nem se quer para quem seja. Você também não sabe onde Charlie vive ou de onde ele está escrevendo suas cartas. Você simplesmente sabe de sua vida, você lê suas histórias e isso é o suficiente para compreender seu mundo. 
    Eu já tinha visto o filme As Vantagens de Ser Invisível antes de comprar o livro, então como eu gostei muito do filme eu fui lá e comprei, mas não li de imediato. Acho que eu só estava esperando o momento certo. Porque As Vantagens de Ser Invisível apesar de ser um livro pequeno e de ser uma leitura rápida e tranquilamente fácil, não é um livro que você possa ler como leria um livro de romance qualquer, é o tipo de livro que é necessário utilizar um certo filtro, centralizar nas emoções do personagem e pensar. Refletir sobre o que acontece.
    Charlie é um adolescente que deseja fazer parte de alguma coisa, de ter amigos e poder 'participar', tal como ele mesmo diz. Então ele conhece a Sam e o Patrick que são irmãos e veteranos da escola onde ele estuda, e depois de fazer amizade, Charlie começa a sair e frequentar festas e então nos deparamos com uma tipica adolescência normal, festas, drogas, bebidas, musicas e gente tatuada, tudo o que Charlie não estava acostumado a viver. Mas Charlie não é um adolescente normal. Você tira a conclusão do próprio nome do livro. Ele não é invisível só por ser solitário, ele é invisível por ser o cara que observa tudo e não diz nada, ele sente todas as coisas a sua volta, mas ninguém percebe o que ele mesmo sente, ele sim, ele vê tudo. Eu também o achei incrivelmente ingênuo em vários aspectos, não sei se ingênuo ou mesmo inocente.
    Charlie tem um passado que aos poucos é relatado em suas cartas, uma profunda dor com a morte de sua tia Hellen, e um amor platônico por Sam que namora Craig. De todos personagens o que eu mais gosto é o Patrick, e foi o que eu mais gostei logo de cara no filme também, achei ele tão legal e descontraído, e a história dele sobre ser gay é bem interessante. 
    Logo tem o professor de Charlie, o Bill, que lhe dá vários livros para ler pois ele acredita no potencial de Charlie para escrever e se expressar com as palavras. Os livros são todos citados no enredo e posso dizer que são bem bons, assim como as musicas que o Charlie e seus amigos escutam e que ele lista nas cartas. 
    As Vantagens de Ser Invisível é um livro profundamente impossível de ser descrito por inúmeros motivos, apesar de ser uma história pequena, acontece muitas coisas e vários personagens se modificam ao longo desta. É uma história que te faz pensar a cada página, contém um humor manso e ainda assim é muito instigante. 
    Eu fiquei triste quando terminei, não sei, eu me apeguei ao Charlie como se ele fosse meu amigo intimo, depois de todas as cartas dele e mesmo sabendo que não era diretamente, mas dá essa impressão mesmo assim, de que as cartas é para o leitor que está lendo o livro. É como se o personagem falasse comigo mesma e a cada parágrafo é como se eu tivesse recebido uma nova carta de Charlie. O que é engraçado. Então eu me apeguei a sua vida e aos detalhes dela, e quando livro teve fim, eu fiquei com aquela lacuna desesperadora de querer ter mais uma carta dele para ler e saber o que mais aconteceu, se ele estaria bem e essas coisas. 
    Por isso eu não vou dar cinco estrelas. É um livro perfeitamente bem bolado, bem escrito, a capa também é bem legal, com os atores do filme (se bem que eu queria a capa americana que é toda colorida). Eu gosto de livros assim, diferentes, reais, profundos e instigantes, eu realmente adorei esse livro e por isso eu o recomendo. 
   

    "Sam batucava com as mãos no voltante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: 
    "Eu me sinto infinito."
    E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que tinham ouvido. Porque a música era ótima e porque estávamos prestando muita atenção nela. Cinco minutos de toda uma vida tinham passado, e nós nos sentíamos jovens de uma  forma legal. Eu cheguei a comprar o disco, e contaria a você como foi, mas na verdade não foi o mesmo que estar em um carro a caminho de sua primeira festa de verdade, e você está sentado no meio da picape com duas pessoas legais quando começa a chover."





Annabel Laurino





Sam diz ao Charlie assim que o dá uma máquina de escrever no Natal











Nenhum comentário:

Postar um comentário